Num estudo recentemente publicado no Journal of Occupational and Environmental Medicine, realizado nos EUA e no qual participaram 20.114 pessoas de 3 empresas dispersas geograficamente, foi analisada a relação entre a saúde dos funcionários, o absentismo e a produtividade das empresas.
Neste estudo supracitado, os colaboradores fizeram uma auto-avaliação do seu desempenho, tendo sido referido o seguinte:
- Aqueles que se alimentaram de uma forma saudável durante todo o dia registam uma taxa 25% maior relativamente ao seu desempenho no trabalho;
- Os que ingeriam 5 porções ou mais de fruta e vegetais, em pelo menos 4 dias da semana, são de acordo com a sua percepção, 20% mais produtivos;
- Realizar pelo menos 30 minutos de atividade física, 3 vezes por semana, representa um aumento de 15% na produtividade;
- O índice de absentismo foi 27% inferior nos colaboradores que se alimentam saudavelmente e praticavam atividade física;
- Pessoas obesas referem que a sua produtividade é 11% inferior comparativamente com os seus pares que o não são.
A presente investigação acima mencionada demonstra que a saúde física e mental influencia a satisfação e o desempenho no trabalho.
Neste sentido, a adoção de um estilo de vida onde se inclua uma alimentação equilibrada e prática regular de atividade física é muito importante em termos individuais no âmbito da saúde e qualidade de vida mas também colectivos, nomeadamente se pensarmos em produtividade e crescimento económico.
Vários estudos comprovam que programas no local de trabalho que visam uma reeducação alimentar estão associados a um aumento de produtividade e diminuição do absentismo.
Entre outros exemplos com uma influência positiva como massagens, palestras, coaching, avaliações físicas, team building, a prática de ginástica laboral, é hoje em dia, uma atividade que embora ainda pouco implementada em Portugal, ao contrário de outros países como Japão, Brasil, EUA e países nórdicos, fruto dos benefícios que apresenta quando aplicada com método e de uma forma adequada, traduz-se num investimento com retorno.
Como é uma aula de ginástica laboral?
As sessões de exercício realizam-se sem mudar de roupa, ou seja, com o vestuário habitual. Caracterizam-se por serem de intensidade leve e de curta duração, aproximadamente 15 minutos cada sessão/grupo.
Visam prevenir ou eliminar as lesões músculo-esqueléticas, reduzir acidentes de trabalho, o stress, melhorar as relações interpessoais, a postura, aumentar a motivação e a produtividade.
Para produzir mais e melhor, é importante preocupar-se com a sua saúde e promover programas de promoção do bem-estar, no local de trabalho.