Você quer começar uma atividade física e não sabe por onde deve começar? Não sabe qual é a melhor atividade para você?
Pois bem, aqui vão algumas dicas que podem ajudá – lo, mas lembrem-se: o mais importante é
movimentar-se!
- o Escolha a atividade física que mais te agrade, se necessário faça “aulas experimentais”: A regularidade e o prazer da atividade são fundamentais para a continuidade do programa, ou então o insatisfeito começa a inventar motivos para faltar ou para encerrar a atividade.
- o Seja persistente e paciente: As duas primeiras semanas são de profunda adaptação do corpo que pode não entender as mudanças (ainda que benéficas), mantenha-se focado em seus objetivos ainda que não os perceba visualmente, acredite os benefícios estão chegando.
- o Duração, regularidade e intensidade do exercício: São as mais importantes variáveis de qualquer atividade física. Em média 30 a 60 minutos, 3 a 5x por semana e com intensidade suficiente para que sinta o esforço, sem ficar totalmente esgotado ao fim da atividade.
- o Faça o melhor que puder: Lembre-se que 30 minutos de alguma coisa 3 x por semana é melhor que 1 hora e 30 minutos de nada 5 x por semana.
- o Ser você tem pouco tempo para começar a fazer exercícios agora, faça no tempo que tem… Não espere a oportunidade IDEAL, pois ela costuma demorar a chegar e em outras palavras “Não espere as coisas piorarem para depois ter mais trabalho para consertar”
Sobre a prática em si
- o Alimente-se ao menos 2 horas antes e 1 hora depois da atividade física.
- o Beba líquido antes, durante e depois. Divida a grande quantidade de liquido necessária nestes 3 momentos.
- o Durante os primeiros e últimos cinco minutos exercite-se de maneira mais leve para aquecer e resfriar o corpo, respectivamente. Isto avisar o corpo que a atividade está encerrando ou terminando.
- o Alongamentos mantém suas articulações e músculos mais saudáveis… Alongue ao menos por 15 segundos e escolha os maiores músculos.
- o Quando se sentir apto aumente o tempo e a regularidade, para depois aumentar a intensidade (se possível), caso não tenha tempo aumente a intensidade lentamente, para não acarretar dores e afastamento associado.
Acompanhamento de resultados
- Mantenha contato com os profissionais de saúde. Médicos, educadores físicos, fisioterapeutas e nutricionistas, cada um em sua área podem e vão lhe ajudar muito!
- o Anote seus resultados! E vibre com eles!
- o Os resultados de apenas 1(uma) sessão de exercícios duram por até 72 horas no organismo, lembre-se disso e motive-se a ter o máximo de benefício possível!
Depois de todas essas dicas sua pele, cérebro, pulmões, músculos, ossos, rins, coração e sua disposição corporal agradecem!!!
Boa dica professor! Por experiência própria sei que fazer uma atividade prazeirosa é fundamental. Parabéns!
ResponderExcluir