Mitos e verdades sobre o colesterol
Cardiologista responde antigas questões sobre o problema e desmistifica antigas crenças populares em relação ao assunto:
Vamos lembrar dos mitos e verdades sobre o assunto. Antônio Carlos Till, cardiologista e diretor da clínica Vita Check-Up Center ajuda a esclarecer antigas dúvidas dos leitores.
O colesterol alto pode ser combatido só com medicamentos? Mito.
- As duas melhores maneiras de equilibrar a dose de colesterol no organismo são a atividade física e a boa alimentação. Os medicamentos só entram na equação quando estes recursos não funcionam.
O colesterol alto é hereditário? Verdade.
- Isso não quer dizer, porém, que a pessoa com histórico do problema na família vá necessariamente apresentar este caso. O que existe é uma tendência maior no metabolismo do organismo a desenvolver a situação.
Uma pessoa obesa necessariamente tem um nível de colesterol alto? Mito.
-Na maioria dos casos é verdade, mas não é uma regra. Há pessoas obesas que comem mal e são sedentárias e que, mesmo assim, não apresentam indícios de colesterol alto.
Fazer exercícios físicos é a melhor maneira de combater o mau colesterol? Em parte.
- Sem dúvidas é a maneia mais eficaz de equilibrar o colesterol no organismo. Sem uma alimentação adequada, porém, a medida não vai ser totalmente eficaz.
Uma boa alimentação basta para o controle? Mito.
- A resposta está relacionada à pergunta anterior. Não adianta apenas ter uma boa dieta e não praticar exercícios físicos.
Álcool em pequenas doses ajuda? Verdade.
-Uma taça de vinho por dia pode aumentar o colesterol bom e diminuir a coagulação do sangue.
Crianças de até 12 anos podem ter LDL alto? Verdade.
-O ideal é que o primeiro exame de avaliação seja realizado logo aos 12 anos. Se for identificado algo anormal como a obesidade, porém, a partir dos 3 anos já é necessário um acompanhamento para evitar maiores problemas no futuro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário