sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Mitos e verdades sobre o colesterol


Cardiologista responde antigas questões sobre o problema e desmistifica antigas crenças populares em relação ao assunto:

Vamos  lembrar dos mitos e verdades sobre o assunto. Antônio Carlos Till, cardiologista e diretor da clínica Vita Check-Up Center ajuda a esclarecer antigas dúvidas dos leitores.

O colesterol alto pode ser combatido só com medicamentos? Mito.

- As duas melhores maneiras de equilibrar a dose de colesterol no organismo são a atividade física e a boa alimentação. Os medicamentos só entram na equação quando estes recursos não funcionam.

O colesterol alto é hereditário? Verdade.

- Isso não quer dizer, porém, que a pessoa com histórico do problema na família vá necessariamente apresentar este caso. O que existe é uma tendência maior no metabolismo do organismo a desenvolver a situação.

Uma pessoa obesa necessariamente tem um nível de colesterol alto? Mito.

-Na maioria dos casos é verdade, mas não é uma regra. Há pessoas obesas que comem mal e são sedentárias e que, mesmo assim, não apresentam indícios de colesterol alto.

Fazer exercícios físicos é a melhor maneira de combater o mau colesterol? Em parte.

- Sem dúvidas é a maneia mais eficaz de equilibrar o colesterol no organismo. Sem uma alimentação adequada, porém, a medida não vai ser totalmente eficaz.

Uma boa alimentação basta para o controle? Mito.

- A resposta está relacionada à pergunta anterior. Não adianta apenas ter uma boa dieta e não praticar exercícios físicos.

Álcool em pequenas doses ajuda? Verdade.

-Uma taça de vinho por dia pode aumentar o colesterol bom e diminuir a coagulação do sangue.

Crianças de até 12 anos podem ter LDL alto? Verdade.

-O ideal é que o primeiro exame de avaliação seja realizado logo aos 12 anos. Se for identificado algo anormal como a obesidade, porém, a partir dos 3 anos já é necessário um acompanhamento para evitar maiores problemas no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário