sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Quando a preguiça não passa pode ser sinal de que a saúde não vai bem


Estudo divulgado nesta quinta-feira (22) mostrou que os bebês bocejam dentro do útero das mães.

 Pesquisadores ainda buscam entender por quê. A partir da infância, não há dúvida: bocejo é sinal de sonolência, que, em excesso, pode ser sintoma de doenças.

- Antes de dormir, há um relaxamento da musculatura e a respiração fica mais curta. Se é preciso ficar acordado, o organismo compensa, dando um bocejo. Você respira fundo quando boceja e joga mais oxigênio nos pulmões. Pessoas tensas, com respiração curta, também bocejam para respirar melhor - explica o clínico geral José Cysne, da Clínica São Vicente.

Uma das causas comuns do cansaço crônico é a apneia do sono, desenvolvida principalmente por homens acima do peso. Com a gordura no pescoço e no abdômen, o ar passa com dificuldade quando a pessoa dorme.
- O organismo então produz um microdespertar, puxando uma grande respiração. A pessoa acorda todo mundo com o barulho do ronco - explica o médico.

Outras causas de sonolência são depressão, anemia, hipotireoidismo e narcolepsia, uma doença neurológica rara em que o paciente cai dormindo durante o dia. É preciso buscar tratamento.

Quem não tem tanto sono, mas anda dando seus bocejos, pode melhorar seu descanso. Álcool e comidas pesadas ingeridas à noite prejudicam a qualidade do sono.

- A gente passa dormindo um terço da vida. Esse sono precisa ter qualidade - encerra Cysne.


Nenhum comentário:

Postar um comentário